Instituto Pensar - Sebrae e Unesco querem levar educação empreendedora às escolas brasileiras

Sebrae e Unesco querem levar educação empreendedora às escolas brasileiras

por: Mônica Oliveira


A ação do Sebrae e da Unesco visa estimular a educação empreendedora em escolas dos municípios brasileiros (Foto: divulgação/Freepik pressfoto)

Levar educação empreendedora a todos os estudantes de nível fundamental dos municípios brasileiros. Esse é o propósito de uma parceria firmada entre o Sebrae e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A ação visa implementar conteúdos sobre empreendedorismo na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), além de capacitar gestores e professores a desenvolverem nos alunos pensamento crítico, em áreas como comunicação, criatividade, autoconhecimento, empatia e cooperação.

A previsão é que as ações tenham início em outubro deste ano e durem doze meses.

A expectativa é que o projeto atenda 500 mil alunos50 mil professores e 5 mil gestores municipais de educação. A iniciativa também inclui em seu plano de ação a sensibilização dos educadores para a inclusão dos migrantes, especialmente os venezuelanos recebidos pelo Brasil, no sistema formal de educação.

Leia também: Sebrae abre inscrições para mapeamento da Economia Criativa no Nordeste

Como estratégia para expandir e agregar o olhar empreendedor ao currículo de jovens brasileiros, Sebrae e Unesco utilizarão as expertises acumuladas em suas áreas de atuação.

O Sebrae entrará com conteúdo sobre empreendedorismo e inovação, explorando ferramentas e metodologias de ensino. Já a Unesco lançará mão de sua capilaridade para mobilizar atores do ecossistema da educação municipal, com destaque para a atuação da União Nacional dos Dirigentes da Educação (Undime). Com isso, a ideia é assegurar o engajamento dos profissionais da área, distribuídos em todas as unidades da federação.

Escola em empreendedorismo

O gerente de cultura empreendedora do Sebrae, Gustavo Cezário, afirma que um dos pontos focais do projeto é o preparo dos professores para incentivarem os alunos a despertarem o interesse pelo empreendedorismo.

"Acreditamos que os professores são os primeiros a terem os comportamentos empreendedores desenvolvidos a ponto de servirem de exemplo e inspiração para os alunos. Nesse sentido, professores e gestores escolares serão convidados a realizar cursos em temas como inovação, tecnologias educacionais, educação integral, empreendedorismo, além de cursos EAD voltados à aplicação das metodologias. Esperamos que o conteúdo alcance os estudantes por meio dos professores em diferentes formatos como jogos, gibis, cartilhas, interações digitais, oficinas, vídeos, spot de rádio entre outros?, detalha Cezário.

Cezário pondera que a crise sanitária e todos os desafios impostos para a educação, reforçam ainda mais a importância de disseminar conceitos como de inovação e empreendedorismo entre os alunos. "A pandemia levou à abertura de novos espaços e possibilitou que novos públicos tenham acesso ao conhecimento online?, afirma.



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: